Portuguese English
  • Olhamos em frente para a construção de um futuro próspero, inovador, sustentável e solidário.

    Olhamos em frente para a construção de um futuro próspero, inovador, sustentável e solidário.

Apresentação

O IEBA é uma associação de desenvolvimento territorial, com uma intervenção prioritária  no triângulo dos distritos de Aveiro-Coimbra-Viseu, região Centro de Portugal. Fundada em 27 de Dezembro de 1994, na vila de Mortágua, a sua posição de localização central na região, entre litoral e interior, tem permitido atuar com muita proximidade e conhecimento local em vários espaços do território. Desde sempre  com uma intervenção dupla: equipas especializadas no setor empresarial/negócio e outras numa vertente da economia social/3ºsetor. Até porque, sempre consideramos serem duas realidades de um só sistema que se quer equilibrado e que tem por base as Pessoas.  A base associativa do IEBA é constituida por pessoas coletivas e pessoas individuais. Na sua essência o IEBA representa e apoia os seus associados, presta diferentes serviços e é um facilitador dos apoios nacionais e europeus que procura canalizar para o território e para as organizações/pessoas com quem colabora.

 

ASSOCIADOS

Esta associação foi criada por um conjunto de PESSOAS E ENTIDADES do meio local e comprometidas com a promoção do desenvolvimento do seu território. Qualquer pessoa individual ou organização coletiva pode propor-se como associado, sendo esta candidatura avaliada pelo Conselho de Fundadores.

 

OBJETIVO

O IEBA – Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais é uma associação, com sede no concelho de Mortágua, na região Centro de Portugal, que foi criada em 27 de Dezembro de 1994. 

De acordo com os seus estatutos, IEBA tem por objeto: 

“(...) o desenvolvimento da sua área de intervenção, nomeadamente através de apoio técnico e promoção das atividades económicas, culturais e sociais, dos recursos humanos, do ensino e formação profissional, bem como a criação e gestão de empresas (...). “

 

ÂMBITO

Desde a sua constituição, o IEBA tem desenvolvido um vasto e diversificado conjunto de atividades, projetos e serviços, de âmbito territorial LOCAL, REGIONAL, NACIONAL E EUROPEU. O âmbito de actuação está relacionado com as questões que estão na base do seu surgimento: formação profissional, emprego, apoio a empresas e a empreendedores/as, inovação social e desenvolvimento do território. Em resumo, existe este âmbito EMPRESARIAL e SOCIAL num equilibrio que muito caracteriza o perfil desta entidade.

 

SERVIÇOS

Somos uma entidade associativa vocacionada para a elaboração de projetos também na perspetiva da prestação de serviços. Projetos económicos, projetos europeus, projetos de formação, projetos sociais, etc. Pretendemos prestar serviços com qualidade acima da média e estar no mercado cooperando com os demais players.

 

INFRA-ESTRUTURA (O CENTRO / A INCUBADORA)

Desde 2000, o IEBA funciona no edifício “Centro de Iniciativas Empresariais“ (CIE), que é UMA INFRA-ESTRUTURA onde estão, atualmente, instaladas EMPRESAS e outras entidades. Arrendamos gabinetes e salas num ambiente de troca de informação e apoio mútuo. Estão ainda disponíveis salas de formação, salas de reuniões e equipamentos.

 

A EQUIPA

O IEBA possui uma EQUIPA TÉCNICA estável e multidisciplinar (Economia, Sociologia, Serviço Social, Gestão, Contabilidade, Informática, Agro-Florestal, Alimentar e Desporto), de colaboradores/as internos/as. Complementarmente, recorre a uma bolsa de consultores/as e formadores/as externos.

 

ENTIDADE FORMADORA

Somos uma Entidade Formadora certificada pela DGERT Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, em pelo menos 14 áreas: Desenvolvimento pessoal Línguas, Secretariado, Informática, Contabilidade, Gestão, secretariado, formação de professores, produção agrícola e animal, silvicultura, apoio a crianças, trabalho social, higiene e segurança e Desporto.

 

PARCERIAS

Desde sempre, o IEBA tem desenvolvido a sua atividade através de processos de COOPERAÇÃO E PARCERIA, de âmbito local, regional, nacional e europeu. O IEBA é associado da AEP Associação Empresarial de Portugal, da ADICES Associação de Desenvolvimento Local, e a nível europeu, associado da NYMPHEA – AISBL.

 

end faq

 

 

MISSÃO VISÃO VALORES

 

MISSÃO

O IEBA é uma associação que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento integrado e sustentável do território, das pessoas e das organizações com que colabora, através da realização de atividades, projetos e da prestação de serviços técnicos especializadas, nas áreas económica, social e cultural.

 

VISÃO

O IEBA pretende ser uma associação:

 

  • de desenvolvimento do território, das pessoas, das empresas e das organizações;
  • qualificada, dispondo das competências adequadas para implementar os seus objetivos estratégicos;
  • inovadora, com capacidade de aprender, melhorar, encontrar e utilizar os mecanismos mais adequados para responder às necessidade e aos desafios do desenvolvimento sustentável;
  • integrada nas estratégias de desenvolvimento local, regional, nacional e Europeu;
  • reconhecida pelos valores que partilha e pela qualidade do trabalho que realiza.

 

 

VALORES

  • Profissionalismo e sobriedade: trabalhamos com dedicação, empenho, procurando a atualização e desenvolvimento contínuo de competências
  • Integridade: as nossas relações entre pessoas e entre organizações baseiam-se respeito mútuo, honestidade, legalidade, confiança e transparência
  • Iniciativa e Atitude: desafiamos a apatia e a indiferença, potenciamos esforços e escutamos causas.
  • Qualidade: procuramos a melhoria contínua e satisfação de clientes, parceiros e colaboradores
  • Participação: fomentamos ativamente a motivação e o envolvimento de todas as partes interessadas
  • Igualdade: contribuímos para o combate de todas as formas de discriminação
  • Inovação: privilegiamos a aprendizagem, a abertura ao exterior, a criação de valor e de conhecimento
  • Cooperação: promovemos a partilha, a articulação e o trabalho em parceria

 

OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS

  • Conceber, gerir e participar em projetos e atividades de âmbito europeu, nacional, regional e local, que contribuam para o desenvolvimento do território, das pessoas, das empresas e das organizações.
  • Informar e prestar serviços técnicos especializados às empresas, entidades da economia social, autarquias e a empreendedores/as.
  • Inovar nas práticas e nas ações de desenvolvimento, através da experiência e benchmarking.
  • Melhorar as competências e elevar a qualificação das pessoas através do planeamento, organização, execução e avaliação de ações de formação profissional.
  • Promover o emprego, através do aconselhamento profissional e apoiando a procura ativa de emprego.

end faq

 

ORGÃOS SOCIAIS

organigrama ieba - 2013 p