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  • A busca da excelência não deve ser um objectivo mas sim um hábito.

    A busca da excelência não deve ser um objectivo mas sim um hábito.

ECONOMIA SOCIAL

“A busca da excelência não deve ser um objetivo mas sim um hábito.”

Aristóleles

 

Desde o ano 2000, o IEBA está envolvido na concepção e implementação de projectos e na prestação de serviços que visam a qualificação das organizações e o desenvolvimento de competências de dirigentes, colaboradores/as e voluntários/as do 3º Sector ou Economia Social. Esta é área com forte potencial de crescimento e inovação, onde o IEBA vai continuar a realizar projectos e a prestar serviços, como promotor de iniciativas e como parceiro de elevada competência, alicerçado no conhecimento da realidade das organizações, na cooperação com entidades de referência para este sector, na capacidade de inovação e na experiência adquirida.


“Q3 Qualificar o 3º Sector” é um marco de referência da actuação do IEBA junto da Economia Social. No seu âmbito é parceiro de um conjunto de entidades de referência da Economia Social, a nível nacional: AEP, CPCCRD, FENACERCI, MINHA TERRA, IN LOCO e UTAD. Entre, 2008 e 2014, com o apoio do POPH e em articulação com esta parceria, o IEBA qualificou, na região Centro, 95 entidades da Economia Social, tendo realizado de 20.575 horas de formação, 11.325 horas de consultoria e envolvendo 14.721 formandos/as. O Modelo de Qualificação Q3 é uma metodologia adaptável a qualquer organização da Economia Social, independentemente da sua forma jurídica, objecto social, dimensão, forma de organização ou grau de voluntariado. Promoveu a melhoria organizacional e o desenvolvimento das competências das pessoas, através de processos participados de consultoria e formação e individualizados face às necessidades específicas de cada entidade.


Os serviços que o IEBA presta a entidades da Economia Social e também a empresas com respostas sociais decorrem dos processos de qualificação realizados, da competência reconhecida à equipa e dos resultados obtidos pelos clientes. Estes serviços centram-se na melhoria e desenvolvimento organizacional, gestão da Qualidade, desenvolvimento de competências, cumprimento de requisitos legais, consultoria à gestão e outros à medida das necessidades e possibilidades que as entidades apresentam.